De acordo com o texto qual a relação dos vikings com a pirataria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os vikings eram povos que habitaram o norte da Europa, na região chamada de Escandinávia, durante um período que abrange do século VIII até o século XI. Eles ficaram conhecidos como guerreiros temíveis por causa dos saques que realizavam em diversas regiões da Europa. Notáveis navegadores, esses povos nórdicos chegaram à América no ano 1000.
Origem
Não existe um consenso sobre a origem do nome viking, mas sabe-se que os escandinavos não chamavam a si mesmos dessa forma. Esse nome tornou-se comum a partir do uso de historiadores do século XVIII, entretanto, alguns historiadores atualmente afirmam que “o termo viking, nas fontes islandesas medievais, tem um sentido relacionado a empreitadas marítimas, seja de pirataria ou comércio”|1|.
À princípio, os vikings habitaram as localidades onde hoje ficam as nações da Dinamarca, Suécia e Noruega e que, por causa das navegações, expandiram sua influência para outras regiões. Além dos saques que realizavam pelos litorais das regiões por onde navegavam, os vikings também dedicavam-se à agricultura, à criação de gado e ao comércio. O saque constituía apenas uma das formas usadas por eles para obterem suas fontes de renda.
Originalmente pagãos, os vikings possuíam uma cosmogonia e uma visão de mundo próprias que, aos poucos, foram sendo abandonadas com a adesão ao cristianismo, com o qual tiveram contato ao realizarem suas incursões à Bretanha (atual Reino Unido) e Frância (atual França). Com o desenvolvimento dos seus métodos de navegação, eles alcançaram regiões distantes de onde originalmente habitavam, como Bretanha, Irlanda e América do Norte, e há indícios de navegações vikings também no Mar Mediterrâneo.
Explicação: