História, perguntado por sirleimi, 1 ano atrás

De acordo com o texto, “Memórias, Conhecimentos e Literatura na Escola Indígena Guarani Nhandewa”, analise as proposições:

I) Os Guarani pertencem ao tronco linguístico tupi sendo subdivididos em, pelo menos, parcialidades distintas: os Nhandewa, os Kaiowa e Mbya.
II) No período de 1608 a 1768, formaram-se as chamadas “reduções jesuíticas” somente no Paraná sendo que nos séculos XVI e XVII cerca de 356.720 índios foram tornados escravos.
III) O projeto Ouvir dos velhos, contar aos jovens: memórias, histórias e conhecimentos Guarani Nhandewa no Paraná, atua nas comunidades indígenas Guarani Nhandewa do norte do Paraná, tendo como objetivos contribuir com o fortalecimento da cultura por meio do registro das narrativas dos velhos falantes da língua nativa, sistematização e disseminação junto às crianças e jovens indígenas, em intervenções pedagógicas que estimulam a criatividade e expressividade com vistas à elaboração de materiais de apoio ao letramento de jovens e crianças nas Terras Indígenas Laranjinha, Pinhalzinho e Posto Velho (Ivyporã e Aray Wera) no Paraná.
IV) O projeto tem uma característica disciplinar abrangendo as áreas de educação, linguagem, história, cultura e ciências sociais visando promover um ambiente para troca de experiências e diálogos envolvendo etno-conhecimentos

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. As alternativas I e III estão corretas.
c. Somente a alternativa I é correta.
d. Somente a alternativa II é correta.
e. As alternativas I, III, IV, estão corretas.


elianespanhol: qual a resposta correta

Soluções para a tarefa

Respondido por dalmoalf
1

Olá, acredito que o texto “Memórias, Conhecimentos e Literatura na Escola Indígena Guarani Nhandewa” seja o de autoria de Rita de Cássia de Araújo, Aline Deosti, Rosângela Célia Faustino e Maria Simone Jacomini Novak.

 

Ao ler o texto e analisar as proposições apresentadas na questão, percebemos que elas são pontuais, exigindo uma leitura com extrema atenção em cada proposição, para o julgamento de ser verdadeira ou falsa. Logo podemos apresentar uma rápida analisa de cada uma:

 

PROPOSIÇÃO I, verdadeira.

Como se verifica no texto tal informação é verdade.

 

PROPOSIÇÃO II, incorreta.

Pois é afirmado sobre reduções jesuíticas apenas no Paraná, sendo que o texto fala sobre reduções também no estado de Santa Catarina (p. 3)

 

PROPOSIÇÃO III, correta.

É afirmado a mesma coisa no texto.

 

PROPOSIÇÃO IV, incorreta.

Apresenta que o projeto possui característica disciplinar, mas no teto (p. 8) fala sobre o projeto “Ouvir dos velhos, contar aos jovens” tem caráter interdisciplinar.

 

LOGO, ALTERNATIVA B.




Perguntas interessantes