Filosofia, perguntado por victorrc3709, 5 meses atrás

De acordo com o texto II, a definição de liberdade apresentada por Hume pode ser considerada compatibilista, porque: (2,0) a) o homem é absolutamente livre, de modo que suas ações são sempre compatíveis com aquilo que ele deseja

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
0

De acordo com Hume, a liberdade humana dialoga com certos aspectos humanos. Assim, o homem só é livre quando ele age sem interferência dos eventos.

O pensamento de Hume

Hume inicia a parte 4 (que foi reelaborada em Uma Investigação sobre o Entendimento Humano) acerca das crenças, que são concepções e experiências da mente.

O autor as diferencia em duas espécies: crenças cognitivas e crenças sociais. As crenças cognitivas são aquelas formuladas pela mente humana; já as crenças sociais são determinadas pela sociedade.

Hume afirma que, no mundo, não há uma causalidade intrínseca às coisas, pois tal causalidade seria vista sob o prisma da essência. Assim, conseguimos prever uma previsibilidade (que não é intrínseca aos objetos) nas coisas por meio dos hábitos.

Saiba mais sobre Hume em: brainly.com.br/tarefa/1674121

#SPJ1

Anexos:
Respondido por stefgcampos
0

A definição de liberdade de Hume é considerada compatibilista porque concilia a liberdade com o determinismo, ao afirmar que somos livres quando agimos segundo nossa vontade (resposta alternativa D, conforme enunciado abaixo).

O que é compatibilismo?

É uma corrente filosófica que concilia os conceitos de livre-arbítrio e determinismo. Teve como expoentes na Idade Moderna:

  • Thomas Hobbes
  • John Locke
  • David Hume
  • Arthur Schopenhaeur
  • John Stuart Mill.

A teoria defende que as ações são causadas pelo desejo do indivíduo, que surge a partir dos acontecimentos naturais, mas ainda assim o indivíduo pode escolher entre diversas possibilidades de ação.

Segue abaixo o enunciado da questão:

Texto II:

Então a primeira resposta do compatibilista relativamente ao “livre-arbítrio” é afirmar que se o livre-arbítrio significa aquilo que habitualmente significa – liberdade de escolha e de decisão não constrangida – então o livre-arbítrio pode ser explicado pela análise compatibilista. Terás livre-arbítrio se nada te impedir de escolher ou escolher de outro modo se o desejasses; e se é isto o que livre-arbítrio significa, defendem, então, que o livre-arbítrio (assim como a liberdade de ação) é consistente com o determinismo.

Kane. “Compatibilismo”. Disponível em: <http://criticanarede.com/

met_compatibilismo.html>. Acesso em: 24 nov. 2015.

De acordo com o texto II, a definição de liberdade apresentada por Hume pode ser considerada compatibilista, porque:

a) o homem é absolutamente livre, de modo que suas ações são sempre compatíveis com aquilo que ele deseja.

b) Hume compatibiliza o pensamento liberal capitalista com a censura vigente nas sociedades comunistas.

c) o livre-arbítrio é considerado uma ilusão, já que todas as ações são determinadas pelas leis da natureza.

d) concilia a liberdade com o determinismo, ao afirmar que somos livres quando agimos segundo nossa vontade.

e) a liberdade é o que define a existência humana, sendo o homem sempre o resultado de suas escolhas.

Para saber mais sobre liberdade, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/52178196

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes