De acordo com o texto Historia da educaçao; da antiguidade aos nossos dias, de Ricardo Antonio Viotto, a partir de quando surgem os mestres livres e a abertura de universidades e com que finalidades?
Soluções para a tarefa
Os mestres livres e a abertura de universidades e suas finalidades.
Na época de Carlos Magno, no final do século VIII, percebe-se uma valorização da cultura e da escola.
No ano de 825,a Itália, libera a Igreja da função de instruir os leigos e foi criada uma escola pública de Estado. Na França, o Concílio de Paris de 829, desobriga o clero de instruir os leigos e são criadas escolas públicas.
Na escola do clero secular, o mestre era um bispo ou nas paróquias , um pároco, sendo esta tarefa transferida para um scholasticus ou magischola.
Ocorre nesta época a concessão ou venda da Licentia Docendi, pelo magischola, para que outro sujeito pudesse ensinar livremente e, portanto, encontre-se aí o prenúncio de uma educação laica.
Em 1179 o Papa Alexandre III estende o ensino nas igrejas aos leigos pobres e permite que os detentores da Licentia Docendi ensinem livremente.
É provável que, da atuação dos mestres livres, sob tutela da Igreja, tenham nascido as universidades.
As quatro faculdades das universidades medievais foram as Artes Liberais, medicina e jurisprudência direito romano ou civil e direito canônico e mais tarde a teologia no início do século XIII.
Nos séculos posteriores ao ano 1000 temos a ampliação da atuação dos mestres livres e a criação de outras universidades. Com uma nascente burguesia urbana, vimos o nascimento das comunas e das corporações de artes e ofícios.
Bons estudos!