De acordo com o texto, há três sociologias: a Reformista, a Revolucionária e a Conservadora. Relacione as colunas de acordo com as definições corretas: Conservadora Reformista Revolucionária
Pauta-se pelo posicionamento contrário à reprodução do sistema capitalista, um sistema social hierarquizado, de privilégios, cuja origem pode ser conservadora ou liberal, defendendo a transformação desta forma de organização capitalista da vida social.
Refere-se ao aprimoramento do sistema capitalista. Este tinha como base os princípios revolucionários burgueses de igualdade, liberdade e fraternidade.
Os estudos para análise e interpretação da vida social referem-se a um sistema social erguido sob um sistema rígido e imutável de privilégios de determinados grupos sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A sociologia revolucionária é aquela que propõe uma mudança radical, uma revolução, na forma de organização da sociedade na qual se insere o sociólogo revolucionário. Como vivemos em uma sociedade capitalista, é o primeiro item que diz respeito à este modelo.
A sociologia Reformista, por sua vez, defende mudanças graduais na sociedade, de modo que a estrutura se mantenha e mudem algumas coisas. Corresponde ao segundo item.
Já a sociologia Conservadora se exime de propor mudanças políticas, se limitando a buscar compreender as estruturas da sociedade em uma postura de neutralidade científica. Corresponde ao terceiro item.
Perguntas interessantes