de acordo com o texto de Danilo Marcondes Explique por que podemos contrapor mito dogmatismo filosófico filosofia crítica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nós podemos contrapor mito e dogmatismo com filosofia a partir de várias maneiras. A mais comum é explicar o conceito de filosofia e então mostrar como ela se desenvolveu no contexto histórico contra os mitos sem fundamento.
A filosofia é a base do pensamento científico-filosófico, ou seja, o pensamento de achar as respostas, ou justificativas para fenômenos da natureza. De início, os filósofos estudavam a physis que seria "natureza" em termos atuais.
Dessa physis, surgem ideias como a de Tales de Mileto que a substância primeira, ou seja, que deu origem ao universo, a arché , seria a água. E a partir disso, os filósofos já argumentavam a favor ou contra posições sobre isso.
Eles passam de uma explicação mitológica para fenômenos para uma explicação científica-filosófica dos assuntos relevantes da época. Então, a diferença entre dogmatismo e filosofia está na crença que é verdadeira e justificada. Verdadeira pois em tese deveria ser, justificada pois deve ser argumentada para que seja sustentada racionalmente.
Marcondes pensa o dogmatismo sob a perspectiva de Kant.
De acordo com a filosofia de Kant, a metafísica clássica é dogmática, pois acredita-se em uma verdade inquestionável e evidente. Kant, por outro lado, não aceita nem o racionalismo nem o empirismo e atribui o conhecimento aos fenômenos, que são aprendidos pelas experiências sensíveis, e não à "coisa em si" (númeno).
Contudo, para Kant, as ideias a priori se encontram no entendimento humano e a experiência, na sensibilidade. Portanto, na teoria do conhecimento kantiana, entendimento (forma) e sensibilidade (matéria) se unem através da imaginação, faculdade criadora do homem.
Já a filosofia crítica é aquela que utiliza a razão e a reflexão, a fim de incentivar as descobertas e ao pensamento reflexivo.
Link: brainly.com.br/tarefa/22896716