De acordo com o texto base, segundo o autor Cornélius Castoriadis, na verdade, muito do que temos no mundo, hoje, não são democracias de fato e sim oligarquias liberais, pois, embora muitos países, caso do Brasil, definam-se como democratas, muitas vezes na verdade, a gestão pública e o planejamento urbano estão voltados apenas a alguns grupos, por isso são denominados de oligarquias (poder de poucos).
Como resultados existem algumas consequências que são inerentes ao pensamento do autor. Leia com atenção as afirmativas a seguir, considerando esta situação:
I. Há também uma alienação dos dirigidos, ou seja, muitas vezes a população é muito mal informada, alienada e pouco preocupada com as questões políticas.
II. Os dirigentes se aproveitam da alienação da população, para definir as políticas públicas conforme seus próprios interesses e não conforme os interesses de toda sociedade.
III. Existem assimetrias de acessos aos processos decisórios e informações, ou seja, poucos têm informações sobre o que acontece na sua própria cidade, na esfera administrativa (pública) e orçamentária.
Assinale a alternativa correta:
a.
A afirmativa I está incorreta e as demais corretas.
b.
A afirmativa II está incorreta e as demais corretas.
c.
A afirmativa III está incorreta e as demais corretas.
d.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa D - Todas as alternativas estão corretas.
Perguntas interessantes