De acordo com o texto "a igreja do renascimento", quais eram as principais críticas desse humanista? De que modo a igreja reagiu a elas?
Soluções para a tarefa
Olá!
Os humanistas criticavam principalmente o papel exercido pela igreja na sociedade, que ultrapassava os limites religiosos e abrangia todas as questões da vida do homem, inclusive a econômica e financeira deste. O texto critica a presença de cobrança de impostos, a grande posse de terras e a grande ambição de poder por parte desta instituição.
A igreja reagiu a estas acusações e não aceitações por meio de medidas chamadas contrarreformas, que buscavam manter a fé e as antigas citações na sociedade presente.
Resposta:
Erasmo criticava a ganância do clero, a superficialidade dos cultos, a venda de indulgências, a falta de clareza na comunicação dos teólogos, a exploração de imagens e relíquias. Em vez de apoiar uma livre discussão de ideias, a Igreja reagiu com a perseguição àqueles que a criticavam. Para isso, fortaleceu o Tribunal do Santo Ofício, que se voltou, inclusive, contra indivíduos de formação católica, como os humanistas Giordano Bruno e Copérnico.