De acordo com o sociólogo inglês T. S. Marshall, a cidadania moderna se define em um longo processo histórico que envolve o reconhecimento do cidadão como portador de Direitos Civis, Direitos Políticos e Direitos Sociais. Com base nas reflexões propostas por Marshall, é correto afirmar que: Escolha uma: a. a cidadania no Brasil foi imposta por Getúlio Vargas durante a vigência do Estado Novo. b. a conquista de direitos de cidadania no Brasil foi um processo que se encerrou com a promulgação da Constituição em 1988. c. no Brasil, não existe cidadania porque o voto é obrigatório. d. cidadania é algo que só existe na Europa e nos Estados Unidos da América. e. a liberdade e a participação política dos cidadãos são fundamentais para a contínua geração de novos direitos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra E.
T. S. Marshall é um sociólogo que através da identificação do problema referente ao impacto da desigualdade social na sociedade começa a se interessar por estudar a cidadania. Através disso, ele divide a cidadania em três partes, sendo: civil, política e social.
No civil compreende-se a liberdade individual, no político a participação no exercício do poder político e no social é o bem estar econômico, segurança e a garantia de direitos mínimos. É através desses elementos que Marshall acredita que a liberdade e a participação política dos cidadãos são de extrema importância para que haja novos direitos.
Espero ter ajudado !
Para Marshall, a liberdade e a participação política dos cidadãos são fundamentais para a contínua geração de novos direitos (E).
O que é democracia para Marshall?
- Democracia vem de "demos" = povo e "cracia" = governo, ou seja, governo do povo.
- A democracia pressupõe visibilidade, palavra, ação conjunta e meios para que todos, sem exceção, participem da realidade social política.
- No Brasil, a democracia é um regime que requer voto indireto e participação por meio dos votos em urnas eletrônicas.
Saiba mais sobre a democracia em: brainly.com.br/tarefa/7283164