Geografia, perguntado por priscilateixera123, 1 ano atrás

de acordo com o que você estudou, explique qual e a relação entre globalização e pobreza ?

Soluções para a tarefa

Respondido por formosamr
11

Resposta: A conceituação dos termos globalização e pobreza é complexa. Apesar dos estudos a respeito do primeiro termo serem recentes e, muitas vezes, controversos, a globalização, no sentido mais comumente utilizado, refere-se a um fenômeno sócio-econômico de integração entre os países ocorrido no século XX. No caso do Brasil, mais exatamente durante a sua abertura econômica. A pobreza, por sua vez, deve ser entendida como a escassez de uma gama de variáveis que vai além da análise da renda.

a globalização é um processo econômico, social e cultural que se estabeleceu nas duas ou três últimas décadas do século XX, cujas principais características incluem, em escala nunca antes alcançada:  

• crescimento do comércio internacional de bens, produtos e serviços;  

• transnacionalização de mega–empresas;  

• livre circulação de capitais;  

• privatização da economia e minimização do papel dos governos e dos Estados–nação;  

• queda de barreiras comerciais protecionistas e regulação do comércio internacional, segundo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC);  

• facilidade de trânsito de pessoas e bens entre os diversos países do mundo; e  

• expansão das possibilidades de comunicação, pelo surgimento da chamada sociedade da informação e da grande facilidade de contato entre as pessoas devido ao aparecimento de diversos instrumentos e ferramentas, entre as quais a internet.

A pobreza é um conceito multidimensional e uma situação real de vida. Antes, o conceito se restringia exclusivamente à renda auferida pelo indivíduo. De outro lado, é preciso assinalar que são exatamente os pobres que vivem em piores condições sociais, ambientais e sanitárias, assim como têm maior dificuldade no acesso aos serviços públicos em geral e de saúde em particular. De fato, inúmeros estudos, em diversas partes do mundo, mostram que os que têm pior renda são exatamente aqueles que, embora certamente mais necessitados, têm também pior acesso a políticas públicas, habitações adequadas, água potável, saneamento, alimentos, educação, transporte, lazer, emprego fixo e sem riscos, assim como aos serviços de saúde.

Perguntas interessantes