De acordo com o que Rawls chamou de "loteria natural", podemos afirmar que: a) Moral e ética são heranças genéticas. b) Seria injusto dar prioridade a alguém pelas qualidades herdadas. c) A herança genética das pessoas belas é um presente divino. d) Não há injustiça em dar prioridade a alguém por causa de uma característica física adquirida pela herança genética. e) É sempre justo e ético que o melhor supere os demais.
Soluções para a tarefa
Para Rawls a justiça é a determinação de critérios de acordo com os quais não haja discriminação sistemática contra qualquer sujeito, de modo é injusto priorizar alguém por qualidades geneticamente herdadas.
Isto seria injusto por fazer exatamente aquilo que Rawls deseja evitar: criaria situações em que as desigualdades seriam sistemáticas, em que alguns, que tem estas características genéticas, seriam privilegiados em detrimento dos demais, como acontecia, por exemplo, durante o período em que o racismo era a base da política.
É correta a alternativa B.
RESPOSTA CORRETA
Resposta:
:b)
Seria injusto dar prioridade a alguém pelas qualidades herdadas.
Explicação:
Segundo Dworkin, a herança genética seria apenas um acidente que não poderia se colocar como medidor das ações das pessoas.