De acordo com o pensamento desenvolvido por Milton Santos, a melhor maneira de se analisar as dinâmicas e mutações socioespaciais está na análise combinada das relações entre as pessoas, o espaço e as técnicas. Assim, analisando o processo de desenvolvimento territorial do Brasil temos que, em um primeiro momento, a sociedade se encontrava subjugada às forças naturais. Ou seja, o meio ambiente se mostrava como condicional, de modo que as pessoas ou grupos dominantes eram aqueles que melhor se adaptavam às condições naturais. Com a proliferação de cidades, implantação de melhoramentos urbanos e estruturais, principalmente em termos de mobilidade e produção, o Brasil passou a transpor as condições naturais e produzir um espaço mais autônomo. Esse desenvolvimento técnico permitiu o surgimento de um processo contínuo de modernizações, alavancado pelo constante desenvolvimento científico, o que nos permitiu manipular as condições naturais. Por fim, o intenso desenvolvimento das tecnologias e técnicas de informação e transporte nos levou a uma última etapa, na qual a capacidade humana chega a transpor até mesmo as limitações de tempo-espaço, permitindo a comunicação simultânea de pessoas em diferentes lugares, mesmo estando eles distantes uns dos outros. Neste período, controlar os meios de comunicação e a produção de informações se torna sinônimo de poder.
Considerando o exposto no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A análise historiográfica proposta por Milton Santos permitiu o desenvolvimento de uma periodização do processo histórico, sendo essa, fundamentada na evolução da tecnosfera.
PORQUE
II. Podem-se constatar duas situações em termos de duração dos eventos: o processo, focado no desenvolvimento contínuo das técnicas e fundamentado em um tempo longo; as estruturas, visualizações concretas dos interesses e capacidades técnicas da sociedade, conjunturas organizadas em tempos de média duração.
Analisando o pensamento historiográfico que fundamenta o texto apresentado e identificando a veracidade e a possível relação de causa-efeito entre as asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto
Respondido por
17
Resposta:
3 - b
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás