Filosofia, perguntado por BeatrizElizabeth, 1 ano atrás

De acordo com o pensamento de Marx os seres humanos não podem ser pensados de forma abstrata como na filosofia de hegel nem de forma isolada como na filosofia de feuerbach. Por isso, Marx afirmava que a essência é o conjunto das relações sociais O que Marx queria dizer com essa afirmação?

Soluções para a tarefa

Respondido por maraamaral358
7
O conflito entre Marx e Hegel se deu no conceito de essência.
Para Hegel a essência era o íntimo, a alma, a qualidade de uma pessoa, ou de um povo. O indivíduo era como um ente que se desenvolvia e se espiritualizava.
Para Marx a qualidade era algo q a pessoa mostrava logo, não estava no íntimo. Era a aparência. O q a pessoa escondia dos outros, o que ocultava é que deveria ser pesquisado : como o era o capitalismo.
O capitalismo mostrava, na aparência, que era avanço, desenvolvimento, progresso, tecnologia e bem estar da burguesia e das elites, mas ocultava a miséria, a negligência e a exploração das camadas baixas da sociedade. Portanto, a sociedade construída por indivíduos só podia ter essa .... essência hegeliana, mas se fosse construída por identidades, seria pela qualidade somada de cada um no esforço de promovê-la.
Assim, a pesquisa marxista foi conhecida como qualitativa.
Perguntas interessantes