Pedagogia, perguntado por julianapcruzsantos, 10 meses atrás

De acordo com o Parecer CNE/CNB N. 20/2009, a observação sistemática, crítica e criativa do comportamento de cada criança, de grupos de crianças, das brincadeiras e interações entre as crianças no cotidiano, e a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.), feita ao longo do período em diversificados momentos, são condições necessárias para compreender como a criança se apropria de modos de agir, sentir e pensar culturalmente constituídos. Conhecer as preferências das crianças, a forma que elas participam das atividades, seus parceiros prediletos para a realização de diferentes tipos de tarefas, suas narrativas, pode ajudar o professor a reorganizar as atividades de modo mais adequado ao alcance dos propósitos infantis e das aprendizagens coletivamente trabalhadas.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CNE/CEB n. 20, de 11 de novembro de 2009. Relator: Raimundo Moacir Mendes Feitosa. Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/12/2009, Seção 1, Pág. 14.

Alguns autores admitem que essa prática cotidiana de observação pode ser compartilhada com as crianças envolvidas no processo. Sob seu ponto de vista, considerando os conteúdos trabalhados e discutidos no texto-base, qual pode ser a contribuição a esta prática quando ela é compactuada com as crianças?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
5

A contribuição a esta prática quando ela é compactuada com as crianças se dá no entendimento dos educadores em compreender os conhecimentos prévios e realidades de cada criança.

A partir deste entendimento, as crianças se sentem mais confortáveis, sobretudo para buscar o aprendizado, sob a mediação dos educadores, que também deverão estimular a criatividade, elemento essencial na formação básica destes indivíduos.

Perguntas interessantes