De acordo com o Parecer 11/2000, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, indica-se que: “Não se pode considerar a EJA e o novo conceito que a orienta apenas como um processo inicial de alfabetização. A EJA busca formar e incentivar o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente com as dimensões do trabalho e da cidadania. Ora, isto requer algo mais desta modalidade que tem diante de si pessoas maduras e talhadas por experiências mais longas de vida e de trabalho”. (BRASIL, 2000) Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo priorizar os indivíduos que sofreram exclusão na escola para serem alfabetizados e se tornarem bons profissionais.
b. A Educação de Jovens e Adultos não se encerra na alfabetização, mas sim se contextualiza como uma modalidade que perpassa toda a educação básica. CORRETO
c. Refere-se à possibilidade de cada um evoluir e participar conscientemente das práticas sociais de leitura e escrita.
d. As novas diretrizes da EJA tratam a mesma como modalidade exclusiva de alfabetização daqueles que não tiveram acesso, sendo que as demais aprendizagens deverão ser realizadas em cursos de capacitação.
e. A alfabetização de jovens e adultos não é responsabilidade da escola, e sim de projetos que possibilitem a essas pessoas se matricularem no ensino fundamental e trilharem seu percurso formativo escolar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
A Educação de Jovens e Adultos não se encerra na alfabetização, mas sim se contextualiza como uma modalidade que perpassa toda a educação básica.
Respondido por
7
A Educação de Jovens e Adultos não se encerra na alfabetização, mas sim se contextualiza como uma modalidade que perpassa toda a educação básica.
Perguntas interessantes