De acordo com o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (da sigla em inglês, IPCC), as alterações causadas pelo aquecimento global acentuarão os eventos climáticos extremos em todo o mundo, especialmente nas áreas urbanas, por serem locais com alta densidade populacional. Segundo as projeções de cenários futuros geradas pelos modelos de previsão, haverá aumento das ondas de calor, das tempestades e consequentemente dos riscos para a população. Considerando cenário, pergunta-se: a) Como a as características da urbanização do Brasil agravam essas consequências? b) Que ações de adaptação e mitigação são necessárias para enfrentar esses eventos em áreas urbanas?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
a. As características urbanas brasileiras intensificam esse processo porque são dotadas de grandes industrializações, concentrações de indústrias em maiores regiões metropolitanas, além de grande circulação de carros, pouca qualidade nos transportes públicos, pouca utilização de meios alternativos de locomoção, como bicicletas.
b. As áreas de adaptação mais voltadas para enfrentamento de tais eventos certamente relacionam-se com o desenvolvimento e intensificação de plantações, aumentando assim as áreas verdes no país.
Perguntas interessantes