Psicologia, perguntado por Manumoraess2769, 11 meses atrás

De acordo com o livro didático, a resposta psicológica mais comum diante da morte é o medo. Explique como o medo da morte se manifesta em pacientes graves ou terminais e quais suas consequências para a vida psíquica desse sujeito:

preciso urgente da resposta por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por majucampos94
0
 É uma condição psicológica que varia de indivíduo para indivíduo, mas que, em geral, acaba por prejudicando a recuperação do paciente.
Respondido por nataliafduarte
0

Quando o paciente toma consciência de sua condição de doente terminal ou da gravidade de sua doença, desencadeia um processo de ansiedade de separação dos familiares e das pessoas queridas. Isso transforma a vida do paciente e o ânimo dos seus familiares, que passam a viver uma vida extremamente dolorosa. O paciente nessa condição perde sua autoestima, pois suas condições são mudadas drasticamente, deixando de ser útil para á sociedade, para família, para seu emprego, e deixando de cuidar da casa e dos demais familiares. Esses pacientes sentem-se abandonados, frente a essa situação onde a perda da capacidade funcional torna-se iminente. Alguns se desesperam com sua realidade, sentindo-se abandonados e inválidos. Outro aspecto é a sensação de insanidade, as alucinações, crises de comportamento, que podem chegar até a acreditar estarem ficando loucos.

O paciente tem lembranças de pessoas que já morreram e vivenciaram uma morte dolorosa ou imaginam que toda morte é igual, e que maior será sua dor. Este processo causa sofrimento, aflições e angústias ao paciente hospitalizado. Em casos de pacientes terminais a rejeição é muito comum; muitas vezes, tornando-se solitários e depressivos por não querer contato com a família e amigos, acreditando que serão rejeitados por estar com a aparência debilitada, com cheiro ruim por causa da doença ou que deixarão lembranças negativas para seus familiares e amigos.

No momento da hospitalização, o paciente passa por vários estágios, o primeiro deles é o estágio, de negação e de isolamento: o paciente não aceito sua doença, no momento em que recebe a notícia. A negação é uma defesa temporária, que é substituída por uma aceitação parcial. No segundo estagio, onde o paciente é tomado pela raiva, ele entra em contato com a realidade, isto é, deixa de negar a doença. No terceiro estágio, chamado de barganha, é quando o paciente tenta negociar, principalmente, sua morte. Essas barganhas são religiosas.

Perguntas interessantes