De acordo com o livro base, constituem vícios de linguagem as incorreçõDe acordo com o livro base, constituem vícios de linguagem as incorreções no uso da língua falada ou escrita. Resultam do descaso de quem se expressa ou do desconhecimento das exigências linguísticas da norma-padrão. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 4. Escolha abaixo a alternativa correta que corresponde ao seguinte conceito: “(_______________) é uma expressão idiomática que, de tão utilizada e repetida, desgastou-se ou perdeu o sentido. O uso dessa expressão empobrece o texto e demostra falta de criatividade ao redigi-lo”. A Gerundismo B Pleonasmo C Clichê D Cacofonia E Paralelismoes no uso da língua falada ou escrita. Resultam do descaso de quem se expressa ou do desconhecimento das exigências linguísticas da norma-padrão. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 4. Escolha abaixo a alternativa correta que corresponde ao seguinte conceito: “(_______________) é uma expressão idiomática que, de tão utilizada e repetida, desgastou-se ou perdeu o sentido. O uso dessa expressão empobrece o texto e demostra falta de criatividade ao redigi-lo”. A Gerundismo B Pleonasmo C Clichê D Cacofonia E Paralelismo
Soluções para a tarefa
C Clichê
Você acertou!
Gabarito: Um clichê, chavão ou lugar-comum é uma expressão idiomática que, de tão utilizada e repetida, desgastou-se ou perdeu o sentido. O uso dessa expressão empobrece o texto e demonstra falta de criatividade ao redigi-lo. Os clichês mencionados a seguir foram extraídos do Manual de redação e estilo de O Estado de S. Paulo (Martins Filho, 1997, p. 115), e podem ajudar a ilustrar essa expressão idiomática: “Antes de mais nada”, “Ataque fulminante”, “A toque de caixa”, “Caixinha de surpresas”, “Caminho já trilhado”, “Joia da Coroa”, “Luz no fim do túnel”, “Na vida real”, “No fundo do poço”, “Os quatro campos do mundo”, entre outros.
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 181, adaptado.
Resposta correta é a letra C, clichê.