Pedagogia, perguntado por estudantepedagogia21, 10 meses atrás

De acordo com o filósofo Hans Jonas, a dinâmica da Sociedade Tecnológica do Consumo busca um princípio de Responsabilidade, na emoção/sentimento primário do medo (heurística do medo).
MOTTA, Ivan Dias da. Formação Sociocultural e Ética I: Pilar Emocional. Ética, Sociedade e Direitos Humanos. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2020.

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O temor da finitude humana seria capaz de promover uma ação consciente contra a colonização da vida pela técnica (tecnociência).

PORQUE

II. A tecnologia faz pensar em humildade científica diante do horror das possibilidades de futuro (obsolescência do humano no planeta).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por tallesbimoxxco3
20

Resposta:

Alternativa 2

Explicação:

Conforme o Quadro Resumo da disciplina FSCE1

Os autores trabalhados neste capítulo nos apontam os limites, que, segundo eles, são quase inescapáveis da dinâmica da Sociedade Tecnológica do Consumo. O processo de dominação da natureza supera a escassez e põe em movimento as forças produtivas, em busca do progresso associado à ideia de abundância e à democracia. Uma sociedade de indivíduos e de acesso a direitos humanos, reduzidos à ideia de consumo. Hans Jonas, diante do cenário do século XX, busca um princípio de Responsabilidade, na emoção/sentimento primário do medo (heurística do medo). O medo seria capaz de promover uma ação consciente contra a colonização da vida pela técnica (tecnociência). A tecnologia que se encontra, atualmente, em um estágio de reivindicação de autonomia, faz a humanidade pensar em humildade científica diante do horror das possibilidades de futuro (obsolescência do humano no planeta).


miriamsrodrigues: olá, onde está esse quadro resumo?? não achei... Obrigada!!
Perguntas interessantes