ENEM, perguntado por PNPOTTER3910, 1 ano atrás

De acordo com o estudo do livro da disciplina, o racismo institucional é dito como uma negação coletiva de algumas instituições ao prestarem serviços inadequados para pessoas por causa da sua cor, cultura ou origem étnica. O racismo é vivido em nosso cotidiano, onde trabalhadores negros são confinados a trabalhos de menores rendimentos e subordinação. Nos ambientes educacionais, sociais e culturais, há pouca ênfase a intelectuais, músicos e escritores negros do presente e do passado, ou omite-se a cor de sua pele nas narrativas históricas. A partir dessa reflexão, podemos considerar que a realidade da democracia racial é: A - Afirmar a existência de igualdade entre negros e brancos, onde na realidade há um preconceito disfarçado, evidenciado pelos índices que apontam as desigualdades entre ricos (brancos) e pobres (negros) B - A diferença social existente entre brancos e negros apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social exclusivamente por causa das desigualdades sociais. C - Certificar que os negros têm a mesma oportunidade de acesso à educação e ao mercado de trabalho devido a dívida social por conta do preconceito que tem suas raízes na história brasileira. D - A real afirmação na busca da existência de igualdade de oportunidades, respeito e valorização de todas as pessoas, independente da sua etnia, costumes ou crenças religiosas. E - Assegurar que o racismo é um falso problema criado por um grupo minoritário que afirma existir desigualdade social.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lajsisb
11

Resposta:

letra d

Explicação:

Respondido por pablosilva1007
12

Resposta: A real afirmação na busca da existência de igualdade de oportunidades, respeito e valorização de todas as pessoas, independente da sua etnia, costumes ou crenças religiosas..

Explicação:Resposta de acordo com o capítulo 4, páginas 57 A 59 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.). Embora se afirme que no Brasil não há racismo, é fato que os negros vivem em uma sociedade violenta e desigual. Na área educacional, por exemplo, embora os indicadores ainda há muitas desigualdades em relação a gênero e a cor e raça, os alunos brancos apresentaram melhores resultados que os alunos negros ou pardos. Sendo assim, a busca pela democracia racial consiste em buscar oportunidades, respeito e valorização a todas as pessoas, independente da sua etnia, costumes ou crenças religiosas.

Perguntas interessantes