De acordo com o dicionário Aurélio, fluxo é o movimento do líquido que vem encher um espaço ou que passa por ele; fluído; passageiro; flexível. Ou seja, podemos dizer que fluxo é o deslocamento de produtos e/ou pessoas em determinadas áreas. Quanto à definição na arquitetura, o fluxo é uma das primeiras etapas para a elaboração de um estudo preliminar de um projeto e refere-se ao conhecimento do “tráfego” na edificação a partir dos ambientes que o formam e das pessoas que o utilizam (Figura 1).
Figura 1. Exemplo de divisão das áreas.
É correto que se afirma em:
Alternativas:
a)
É uma representação esquemática de um processo e ilustra o acesso e o trânsito possíveis entre os diversos ambientes de uma edificação, mas não demonstra a real necessidade do cliente.
b)
Para a continuidade do desenvolvimento do projeto, além das informações relacionadas à legislação, é importante que você defina os acessos à edificação não se preocupando com o fluxo.
c)
A definição de um fluxograma pode ajudar a pensar a fluidez de movimentos, o que pode fazer uma grande diferença dependendo do ambiente que está sendo tratado.
d)
A definição do fluxograma também não contribui diretamente para a definição dos acessos .
e)
Não é importante considerar os fluxos na definição do layout do seu projeto, principalmente em espaço pequenos.
Soluções para a tarefa
E correto o que se afirma na alternativa C).
Vejamos a analise das alternativas:
a) O fluxo ao contrario do que escreve a alternativa, demonstra a necessidade do cliente de como ele vai usar os ambientes de uma casa por exemplo.
b) Os acessos precisam ser definidos de acordo com as legislacoes e com o fluxo.
c) Se numa cozinha industrial o fluxo for otimizado, por exemplo, uma pessoa caminhara menos e realizara menos esforco para a mesma atividade que seria preparar refeicoes, portanto essa alternativa esta correta.
d) O fluxograma contribui para onde vai ser a entrada e saida do ambiente. Num hospital a saida e a entrada nao pode ser do quarto de um paciente, por exemplo. Sao necessarios corredores, halls, recepcoes ate que se saia do edificio.
e) O layout e importante para a definicao dos fluxos, bem como a diposicao dos ambientes no terreno. Nas areas de passagens, por exemplo, nao pode haver moveis atrapalhando o deslocamento de pessoas, como em corredores.
Veja mais sobre Ed. Técnica em:
https://brainly.com.br/tarefa/20241601
Resposta:
A definição de um fluxograma pode ajudar a pensar a fluidez de movimentos, o que pode fazer uma grande diferença dependendo do ambiente que está sendo tratado.