De acordo com o conteúdo e com a atual conjuntura geopolítica mundial, Rússia e China:
(A) se apresentam como novos reforços da OTAN para levar a paz e a democracia no Oriente Médio
(B) se apresentam na posição de derrotar o mundo unipolar para construir um novo mundo multipolar
(C) serão novos aliados dos Estados Unidos para reforçarem a dinâmica do capitalismo financeiro e rentístico na América Latina
(D) auxiliarão o Brasil na reversão dos processos de privatização do patrimônio nacional brasileiro, ocorridos nos anos 90, visto que Brasil, China e Rússia são países-membros dos BRICS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta, letra "d)".
Explicação:
O BRICS é o agrupamento formado por cinco países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que, juntos, representam cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio, ou seja, tem grande importância mundial.
Enquanto há serviços cuja gestão tradicionalmente é atribuída ao poder público em vários países do mundo, há outros que fazem mais sentido nas mãos da iniciativa privada. Há quem defenda o livre mercado predominando em todas as áreas, enquanto outros acreditam que o Estado deve se fazer presente em vários segmentos da economia. No meio dos dois extremos, há os moderados, que não concordam com privatizações sem critérios e tampouco com muitos órgãos públicos produzindo bens e serviços.
Acredito que esse seja o caso da Rússia e China, por isso a decisão de auxílio ao Brasil na reversão dos processos de privatização do patrimônio nacional brasileiro.
(Caso eu esteja errado: perdão desde já!)