De acordo com o conteúdo do capítulo II da disciplina, qual das alternativas está correta?
Escolha uma:
a. No estudo da língua, é possível a evolução de um estágio a outro, com vistas a identificar e descrever as mudanças ao longo de um período de tempo. Trata-se da perspectiva sincrônica.
b. Interessam aos pesquisadores e professores, somente, os fatos linguísticos como eles se apresentam no momento atual, sem especulações de ordem histórica ou evolutiva.
c. No estudo da língua, é possível a evolução de um estágio a outro, com vistas a identificar e descrever as mudanças ao longo de um período de tempo. Trata-se da perspectiva diacrônica.
d. A descrição dos elementos mórficos não deve se pautar na gramática internalizada dos falantes de uma língua.
e. A análise morfológica deve ser ensinada, somente, por meio de frases descontextualizadas, não inseridas em gêneros textuais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C. Perspectiva diacrônica.
Explicação:
A - sincrônica é a visão da língua em estado congelado, sem considerar a passagem de tempo.
B - muitas vezes temos que recorrer à história da língua pra explicar fenômenos atuais. Por exemplo, os diferentes plurais de palavras que terminam em ão (ãos, ães, ões) se explica com os processos fonológicos do latim ao português.
D - Deve sim, se eu quero ensinar português a um falante de português por que raios eu vou desconsiderar o que ele já sabe? Se eu não partir da gramática internalizada, ele vai dizer que não precisa estudar português e... O resto a gente sabe :)
E - se eu fizer isso, vou fechar os olhos para fenômenos que só ocorrem dentro do texto. O aluno sabe fazer análises de frases isoladas mas não sabe ler um texto.