De acordo com o comunicólogo Jesús Martín-Barbero (2003), a comunicação é percebida como o cenário cotidiano do reconhecimento social, da constituição e expressão dos imaginários. O educador Paulo Freire (1985) a comunicação implica numa reciprocidade que não pode ser rompida, que o conteúdo da comunicação não pode ser comunicado de um sujeito a outro, de forma unidirecional.
Diante destas perspectivas teóricas, é importante destacar que os processos de comunicação contemporâneos se constituem em variados contextos formados de uma mistura de linguagens e saberes. Considerando as ideias apresentadas acima: pesquise, reflita e elabore um parágrafo de cada uma das três concepções “chave” do pensamento dos autores - Martín-Barbero e Freire:
Reconhecimento social;
Constituição e expressão dos imaginários;
Comunicação unidirecional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Realizando uma síntese entre as ideias de comunicação por parte de Barbero e Paulo Freire, notamos que ela diferentes aspectos do espaço que vivemos, como a cultural, a economia, a sociedade e a estrutura de cada povo, variando conforme o contato é feito, nunca se mantendo em um ponto só.
Por isso, a linguagem está relacionada a comunicação de uma determinada sociedade, assim como seus signos e interações, e assim, vemos uma humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.
Bons Estudos!!
Perguntas interessantes
Sociologia,
3 meses atrás
História,
3 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás