De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC 26 (R1) que versa sobre a DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, assinale a alternativa correta:
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL deve evidenciar apenas as alterações ocorridas no Patrimônio Líquido relativas à parte dos acionistas não controladores.
O Art. 188, § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados poderá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e deverá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL poderá substituir a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados – DLPA, pois as informações apresentadas na DLPA fazem parte da DMPL.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL é uma demonstração de apresentação obrigatória pela Lei das Sociedades por Ações.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL não é capaz de evidenciar quais contas sofreram alterações e os respectivos montantes, que deram origem às transformações ocorridas no Patrimônio Líquido.
Soluções para a tarefa
Resposta:
dadas as afirmações:i- a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (dlpa) evidencia as variações ocorridas em apenas uma conta do patrimônio líquido que é a conta lucros e prejuízos acumulados.ii- a demonstração das mutações do patrimônio líquido (dmpl) detalha as variações ocorridas em todo o grupo do patrimônio.iii- a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (dlpa) já possui a demonstração das mutações do patrimônio líquido (dmpl) dentro de sua estrutura.iv- a demonstração das mutações do patrimônio líquido (dmpl) já possui a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (dlpa) dentro de sua estrutura.escolha uma: eu acho que é assim
Resposta:
C) que sejam decorrentes de operações que não são aquelas relacionadas à contribuição dos sócios. (correta)
Explicação:
O resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários. A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido.
Segundo do CPC 26, a entidade pode, se permitido legalmente, apresentar uma única demonstração do resultado do período e outros resultados abrangentes, pode também apresentar a demonstração do resultado como uma demonstração separada, nesse caso a demonstração separada do resultado do período precederá imediatamente a demonstração que apresenta o resultado abrangente, que se inicia com o resultado do período, a demonstração do resultado abrangente (DRA) apresenta o resultado do exercício acrescido de ganhos ou perdas, que outrora eram reconhecidos direta e temporariamente na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), que demonstra o saldo inicial, as entradas e saídas e o saldo final para todas as contas do Patrimônio Líquido, incluindo as contas do Resultado Abrangente.
A DRA está incluída na DMPL e representa as mutações no Patrimônio Líquido:
A) que sejam decorrentes de operações que movimentam o ativo e o patrimônio líquido.
B) que sejam operações que resultam em debito e credito de despesas e receitas.
C) que sejam decorrentes de operações que não são aquelas relacionadas à contribuição dos sócios. (correta)
D) que sejam decorrentes de reclassificação de outros que não seja resultado abrangentes.