Pedagogia, perguntado por questoessaber, 7 meses atrás

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o repórter não deve divulgar informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, por meio do uso de identidades falsas, microfones ocultos ou câmeras escondidas.

Porém, há uma exceção a essa regra:


A.
Quando o jornalista entender que é necessário denunciar alguma pessoa que não concederia entrevista sabendo da divulgação.


B.
Em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.


C.
Em casos de incontestável interesse público e quando a chefia do seu veículo de comunicação entender que é necessário.


D.
O jornalista souber que o entrevistado não gosta de microfones e câmeras e só dará a informação se não souber da gravação.


E.
Em casos em que o entrevistado não pode saber que está conversando com um jornalista, pois não falaria tudo, se soubesse.

Soluções para a tarefa

Respondido por emilyluca51
2

Resposta:

B. Em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.

Explicação:

O jornalista tem o compromisso com a verdade também no momento de apurar as informações. Não cabe ao jornalista simplesmente entender que o entrevistado falaria mais ou melhor sem os recursos ocultos ou a própria identidade ocultada, tampouco se seus superiores entenderem que determinada informação deve ser obtida e divulgada de qualquer maneira. Assim, conforme o disposto no Código de Ética, o jornalista não pode divulgar informações “obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração” (FENAJ, 2007).

Perguntas interessantes