De acordo com o Banco Central do Brasil (2014), quando o setor público apresenta necessidades de financiamento positivas, ou seja, quando incorre em déficits nominais, ele necessita captar recursos junto ao setor privado. Isso pode ser feito no mercado doméstico, por meio de dívida mobiliária (emissão de títulos públicos) e de dívida bancária; no mercado externo, recorrendo a empréstimos junto a bancos e instituições multilaterais, como o FMI, por exemplo ou, finalmente, pela redução de seus ativos (privatização).
Considere os dados hipotéticos a seguir para um determinado período de tempo para o setor público.
Necessidades de financiamento do setor público
Rubrica
Valor ($)
Receita total líquida
900
Pessoal e encargos
175
Benefícios previdenciários
270
Custeio e capital
300
Juros
200
Com base nesses dados e levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise as afirmativas a seguir marcando V para verdadeiro e F para falso.
I. ( ) No período analisado, o governo teve um superávit nominal de $ 155 e um déficit primário de $ 355.
II. ( ) No período analisado, o governo não necessitará recorrer ao setor privado ou ao exterior para conseguir dar conta de seus compromissos.
III. ( ) Mantidas todas as demais variáveis constantes, se o governo promovesse um aumento nos impostos, elevando sua receita em $100 e, ao mesmo tempo, reduzisse suas despesas de custeio em $ 50, seria capaz de gerar um resultado nominal positivo (superávit nominal), o que lhe permitiria reduzir o estoque de sua dívida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
V, V, F.
b.
V, F, V.
c.
F, F, V.
d.
V, F, F.
e.
F, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Eu acho que é a alternativa "E".
Perguntas interessantes