De
acordo com Norbert Elias, existem duas tendências sobre o tempo: a objetiva e a
subjetiva. Discorra sobre cada uma delas.
Soluções para a tarefa
O sociólogo alemão Norbert Elias é o responsável pela conhecida sociologia figuracional, isto é, entre as leis que constroem um estado e a consciência dos indivíduos e sua formação.
Para o sociólogo, o saber é desenvolvido através da evolução da sociedade, isto é, através do passar do tempo a sociedade vai evoluindo e consequentemente o conhecimento também.
Conforme o estudioso há o tempo social, isto é, aquele que vai possibilitando o desenvolvimento humano social, modificando culturas e interferindo na vida dos seres. Esse é um marco de referencia temporal da sociedade. Esse é um tempo objetivo, isto é, natural.
Mas, há também o tempo diário, em que as pessoas estão programadas por horas, a realizarem suas tarefas e assim delimitar o seu dia. Esse é considerado um tempo subjetivo, pois por mais que as pessoas vivam de acordo com as horas de relógio, os seres humanos não crescem e se desenvolvem assim, isto é, as experiencias da vida, os sentimentos transformados pelas mesmas, não são algo controlado objetivamente.