De acordo com Molinari (2003) todo software deve sofrer um nível mínimo de teste, sendo que quanto maior o nível de complexidade do software, mais testes e técnicas se tornam necessários. Pressman e Maxim (2016) complementam a ideia dos testes de software, relacionando a qualidade do produto no desenvolvimento como uma relação direta com a qualidade dos processos, que vão, desde a definição dos requisitos dos usuários até o desenvolvimento de cada um dos programas que compõem o sistema. MOLINARI, L. Testes de Software: Produzindo Sistemas Melhores e Mais Confiáveis. São Paulo: Érica, 2003. PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. Engenharia de Software. Uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2016. Considerando o texto acima, os testes de software, avalie as afirmações abaixo. I. São relacionados com a qualidade em um processo de melhoria contínua do produto II. São processos de verificação para identificar que o software não está fazendo o que não deveria fazer. III. Tem como propósito verificar se o produto corresponde às funcionalidades esperadas no desenvolvimento e às necessidades dos usuários. IV. Não podem provar que um produto funciona, mas apenas encontrar defeitos avaliando apenas atributos de funcionalidade, eficácia e usabilidade. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As afirmações corretas são: 1, 2 e 3.
Explicação:
1 - CORRETA!
Os testes influenciam na qualidade. O processo de software é tido como algo contínuo, desde a análise de requisitos até o cotidiano de manutenção. Os testes se relacionam com a qualidade e contribuem para a melhoria contínua do produto.
------------
2 - CORRETA!
Esta colocação não diz que os testes são APENAS para isso, logo, "testar é verificar se o software está fazendo o que deveria fazer, de acordo com seus requisitos, e não está fazendo o que não deveria fazer".
Seria incorreta se a colocação fosse APENAS não está fazendo o que não deveria fazer.
------------
3 - CORRETA!
O teste de software tem, como objetivo, mostrar que um sistema está de acordo com as especificações descritas no documento de requisitos (esperadas no desenvolvimento do mesmo) e que atende as expectativas do cliente comprador do sistema (ora, o comprador recebe o sistema, logo, enquadra-se como usuário).
------------
4 - INCORRETA!
Realmente, "Não podem provar que um produto funciona, mas apenas encontrar defeitos", até aí tudo bem!
Porém "avaliando apenas atributos de funcionalidade, eficácia e usabilidade" não se justifica. Os testes vão além destes atributos. O advérbio "APENAS" nesta colocação mata a exatidão.