De acordo com Mattar (2016) as metodologias ativas podem ser consideradas como diretrizes que direcionam os processos de ensino e aprendizagem, se manifestando por meio de estratégias, de modo que o discente possa deixar de ser aluno por um momento e assim possa atuar como um professor, pesquisador, ator, criador, jogador e assim por diante. MEZZAROBA, Marina Mariani Weber. Prática de Ensino: Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. Maringá: UniCesumar, 2020. Adaptado. Considerando o conceito de metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir. I. A estratégia de gamificação tem que levar em conta jogos que proporcionem desafios, fases, permitindo ao aluno experenciar fracassos e correr riscos com segurança, bem como lidar com obstáculos. II. Existem estratégias definidas sobre a correta utilização de games em sala de aula, as quais previnem insucessos que uma atividade de gamificação pode causar durante uma aula e depende do contexto social. III. Metodologias ativas associadas com tecnologias procuram engajar os alunos em questionamentos, resoluções de problemas, revendo, ampliando e aplicando o que foi aprendido on-line com atividades planejadas. IV. Uma estratégia da metodologia ativa é a sala de aula invertida, onde os alunos se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem, fazendo com que o aluno trace a sua própria linha de raciocínio, cabendo ao professor alinhar o aluno com o fundamentado pela comunidade cientifica. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1: I e IV, apenas.
Explicação:
II. Existem estratégias definidas sobre a correta utilização de games em sala de aula, as quais previnem insucessos que uma atividade de gamificação pode causar durante uma aula e depende do contexto social. Essa reposta esta incorreta porque o texto trouxe que não ha uma forma definida de certo ou errado de utilizar a atividade de gamificação.
II. Metodologias ativas associadas com tecnologias procuram engajar os alunos em questionamentos, resoluções de problemas, revendo, ampliando e aplicando o que foi aprendido online com atividades planejadas. Essa resposta está incorreta porque diferentemente do que se pode pensar, essa metodologia não tem, como intuito, a resolução de problemas, mas é utilizada para promover a identificação dos alunos com as suas próprias necessidades de aprendizagem à medida que tentam entender o problema inicialmente proposto.
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