De acordo com material didático, o principal filósofo dessa corrente era Santo Agostinho, que foi Bispo de Hipona. É atribuída a ele a seguinte frase "Creio para poder entender". O que se pode entender dessa frase? a. O conhecimento era algo dado somente aos bispos, isso porque somente eles acreditavam, logo sabiam. b. A verdade é baseada na fé cega em qualquer ser divino; nesse sentido, a iluminação viria da leitura de qualquer livro sagrado. c. Para conhecer era preciso, antes de mais nada, ter fé. Assim, as ideias divinas seriam apresentadas ao homem por Deus e por isso seriam eternas e verdadeiras. d. A fé não era a base, mas o conhecimento levaria a fé, pois não há conhecimento sem que haja, também, iluminação. e. Crer é conhecer, conhecer é ter fé em Santo Agostinho; portanto, o caminho da iluminação passaria pelas palavras desse filósofo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
148
Correta: Para conhecer era preciso, antes de mais
nada, ter fé. Assim, as ideias divinas seriam apresentadas ao homem por
Deus e por isso seriam eternas e verdadeiras.
Respondido por
40
Resposta:
Alternativa C está correta.
Inicialmente podemos ver que Agostinho, baseou grande parte de suas teorias no platonismo e neoplatonismo, sendo Agostinho muito importante para o batismo do pensamento grego e a sua entrada na tradição cristã.
Explicação:
Além disso, também podemos ressaltar que Agostinho assim como Platão, reconhecia a importância do conhecimento, porém, criando uma dualidade entre esses dois fatos, pois mesmo reconhecendo um, dialogava sobre a fé e a busca pelo conhecimento serem a cura para a condição decaída da falta de razão humana.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás