De acordo com Marx, o dono dos meios de produção deseja obter lucros, o que não pode fazer vendendo o produto mais caro do que seu preço de mercado. O trabalhador, por sua vez, espera receber pela quantidade de trabalho que empregou na produção da mercadoria em questão. O empregador, para que obtenha lucro em sua transação, exige uma quantidade maior de força de trabalho do que paga para o trabalhador, que se vê obrigado a trabalhar além do que lhe é pago, pois só receberá seu salário se cumprir com o que foi proposto. Que nome era dado ao excesso de trabalho não pago no período da Revolução Industrial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Industrial instaurou o modo de
produção capitalista e proporcionou transformações mais profundas vividas pela sociedade
inglesa na segunda metade do século XVIII. As mudanças ocorreram por toda a parte,
criando-se o sistema de fábricas em substituição ao trabalhador coletivo em substituição ao
trabalhador da velha manufatura. No mercado de trabalho houve aumento das horas
trabalhadas, baixos salários e desemprego. Outra característica marcante foi a utilização do
trabalho infantil nas fábricas que, ao lado das mulheres, era a mão-de-obra mais barata e
preferida pelos patrões.
Explicação:
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. A Revolução Industrial garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, a Revolução Industrial foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.