De acordo com Margarida Kunsch (1997), a comunicação integrada é globalizante, sendo que os diversos setores comunicacionais de uma empresa trabalham em conjunto, acompanhando o ritmo acelerado das transformações mundiais. É um desafio desse tipo de comunicação ser clara para todos os setores organizacionais. Com públicos cada vez mais complexos, essa ferramenta deve passar a mensagem da forma mais coerente e eficaz.
KUNSCH, M. Relações Públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.
Dentre os setores comunicacionais que se integram, temos:
a comunicação institucional, que procura construir a credibilidade da organização, valendo-se de ferramentas como relações públicas, assessoria de imprensa e propaganda institucional.
a comunicação mercadológica, que compreende toda manifestação em torno dos objetivos de vendas, independentemente da área de Marketing ou Publicidade.
a comunicação interna, que busca promover maior integração dentro da organização, que não interage com a comunicação institucional ou mercadológica.
a comunicação administrativa, que é a relação com os fluxos formal e informal de comunicação, que faz uso do endomarketing em seus processos.
a comunicação global, que potencializa as vendas por meio das estratégias de Marketing digital.
Soluções para a tarefa
Segundo Margarida Kunsch, a comunicação integrada é composta por diversas áreas, com o intuito de que a união entre diferentes áreas do conhecimento corrobore com a comunicação num contexto global.
Nessa ótica, os setores comunicacionais que estão atrelados, segundo a autora, são: Comunicação Interna, Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional. Logo, pode-se assinalar como correta a letra A - "a comunicação institucional, que procura construir a credibilidade da organização, valendo-se de ferramentas como relações públicas, assessoria de imprensa e propaganda institucional".
Resposta:
a comunicação institucional, que procura construir a credibilidade da organização, valendo-se de ferramentas como relação públicas, assessoria de imprensa e propaganda institucional.
Explicação:
A comunicação institucional visa construir a credibilidade da organização perante os próprios funcionários num primeiro momento, e serve de marketing externo num segundo momento. Mostrar que a empresa tem objetivos nobres faz com que o trabalhador tenha orgulho de contribuir com ela, sendo que ele mesmo vira um propagador dessas mídias dentro e fora do ambiente organizacional, principalmente nas mídias digitais.