De acordo com Luckesi et al. (1991), pesquisar não se restringe a seu aspecto sofisticado mais conhecido, que supõe domínio de instrumentações pouco acessíveis. Também não significa apenas esforço teórico, mera descoberta de lógicas e sistemas, simples experimentação laboratorial. Ainda, não se esgota em ritos tipicamente acadêmicos, como se fosse atividade exclusiva. No dia a dia, normalmente nos deparamos com situações que exigem pensar diferente. Essa situação exige do indivíduo habilidades de autonomia de aprendizado em qualquer dimensão da vida. Dentro desse contexto, disserte sobre de que forma o sentido do termo "aprender a aprender" pode contribuir no processo de desenvolvimento e do aprendizado.
FONTE: LUCKESI, Cipriano. et al. Conduta na produção do conhecimento. IN: Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991. ( * Máximo 4000 caracteres )
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aprender a aprender, dentro do processo de uma educação democrática, visa à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Normalmente, essa abordagem não está focada apenas na transmissão de conteúdo, mas na construção de projetos que visam à resolução de problemas específicos em determinada área do conhecimento. A atitude proativa do acadêmico, seja na busca do conhecimento, ou ainda, na realização dos objetivos propostos, é condição essencial para o sucesso da aprendizagem. Pode-se destacar o perfil do docente dentro dessa prática (do aprender a aprender), pois é necessário que o professor transmita o conteúdo de forma interdisciplinar, ou seja, instiga o acadêmico na compreensão de que as disciplinas que cursa na graduação não são independentes umas das outras. Assim, o aprender a aprender vai além do aprendizado sobre o que nos interessa. Está relacionado ao conhecimento da nossa realidade, do contexto de trabalho e de vida.
Explicação:
Resposta:
Aprender a aprender, dentro do processo de uma educação democrática, visa à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Normalmente, essa abordagem não está focada apenas na transmissão de conteúdo, mas na construção de projetos que visam à resolução de problemas específicos em determinada área do conhecimento. A atitude proativa do acadêmico, seja na busca do conhecimento, ou ainda, na realização dos objetivos propostos, é condição essencial para o sucesso da aprendizagem. Pode-se destacar o perfil do docente dentro dessa prática (do aprender a aprender), pois é necessário que o professor transmita o conteúdo de forma interdisciplinar, ou seja, instiga o acadêmico na compreensão de que as disciplinas que cursa na graduação não são independentes umas das outras. Assim, o aprender a aprender vai além do aprendizado sobre o que nos interessa. Está relacionado ao conhecimento da nossa realidade, do contexto de trabalho e de vida
Explicação: