De acordo com (Lima, 2009), “Uma função f de duas variáveis é uma regra que associa a cada par ordenado de números reais (x, y) de um subconjunto D do , um único número real denotado por f (x, y). O conjunto D é o domínio de f e a sua imagem é o conjunto dos valores possíveis de f (x, y), ou seja, . Essas definições se estendem de maneira natural para uma função de mais de duas variáveis”.
Considerando que tais funções mencionadas no texto acima, ou seja, funções de mais de uma variável ocorrem frequentemente em situações práticas. Exemplifique pelo menos uma situação prática em que esse tipo de função possui aplicação.
Soluções para a tarefa
Isso é uma antena parabólica
Isso representa uma bola de futebol
Isso representa uma bola de futebol americano.
Um exemplo de função de duas variáveis é a função que a cada medida de raio da base e de altura de um cilindro associa o valor da área do cilindro.
Função de duas variáveis
Para encontrar um modelo de função de duas variáveis devemos observar valores os quais estão relacionados a duas variáveis, por exemplo, para calcular a área de um cilindro precisamos das medidas do raio da base e da altura.
Portanto, a função área do cilindro é uma função de duas variáveis, cuja lei de formação pode ser escrita na forma:
Onde a variável x representa o raio da base e a variável y o comprimento da altura. Outras situações que podem ser abordadas são:
- Salário de um funcionário cujo valor depende da carga horária trabalhada e da quantidade de produtos vendidos.
- Volume de uma caixa com formato cilíndrico.
Para funções de três variáveis podemos citar o exemplo:
- Material gasto para a produção de caixas em formato de paralelepípedos.
Para mais informações sobre funções de duas variáveis, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/44227585
#SPJ2