Pedagogia, perguntado por anagrella2015, 11 meses atrás

De acordo com Libâneo e Pimenta (1999, p. 246) "[...] com base na crítica à fragmentação e à divisão técnica do trabalho na escola, por volta de 1983-1984, algumas faculdades de educação suprimiram do currículo as habilitações, passando a ter apenas duas habilitações: professor das séries iniciais do 1º grau e professor das disciplinas pedagógicas dos cursos de magistério, descartando boa parte da fundamentação pedagógica do curso". Na educação, esse cenário levou a um prejuízo didático-pedagógico de atendimento e assessoramento aos profissionais e comunidade escolar.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239- 277, dez. 1999.

A partir das ideias dos autores, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.

​I. A ausência do pedagogo no trabalho escolar compromete o exercício pedagógico da instituição.
II. As mudanças refletem uma perspectiva de descaracterização do curso de pedagogia até então vigente.
III. O pedagogo não é uma figura essencial no trabalho escolar, dessa forma, sua contratação é desnecessária.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.

Alternativa 2:
F, F, V.

Alternativa 3:
V, F, V.

Alternativa 4:
F, V, F.

Alternativa 5:
V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

Alternativa 5: V, F, F.

O pedagogo apresenta uma função mandatória dentro das instituições educacionais, uma vez que permite a mediação entre o corpo diretivo e pedagógico, facilitando o desenvolvimento de atividades que sejam mais coerentes com o contexto socio-espacial em que os alunos estão inseridos.

Todavia, para que continuem exercendo sua função de forma positiva, é preciso que se mantenham atualizados e capacitados para que sejam capazes de se adequar as novas demandas, como a de inclusão.

Perguntas interessantes