De acordo com Lane (2003), o psicólogo social comunitário assume um papel de "analista-facilitador", cabendo a ele trabalhar para que os grupos se desenvolvam, tornem-se conscientes, ao ponto de exercerem um autocontrole diante das circunstâncias que a vida apresenta. Para atingir estes objetivos, o psicólogo social comunitário precisa empreender determinadas ações. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.:CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. a) Suas ações integram recursos curativos e preventivos, no que tange ao grupo-alvo. b) Agenda consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico. c) Propõe atividades cooperativas e organizadas, incentivando a formação de grupos de autogestão. d) Faz reuniões com os integrantes do grupo-alvo, a fim de analisar as necessidades e as possíveis soluções.
Soluções para a tarefa
Sobre as ações do psicólogo social comunitário é incorreto afirmar que existem agendamentos de consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico. Alternativa B.
Como o nome sugere, a psicologia comunitária tem como foco principal a comunidade, ou seja, preza-se pelos trabalhos nos grandes grupos sociais, como principio para a resolução de conflitos e melhor convivência entre os membros.
O profissional estabelecerá as metologias para aquela comunidade alvo de intervenção, que podem englobar dinâmicas nos grandes grupos, atividades supervisionadas, ou mesmo debates e trocas de ideias.
Não tem como foco a abordagem individual em um consultório fechado, podem existir momentos como esses, mas são exceções.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/25133209
Bons estudos!