De acordo com Klaassen e Waltkins III (2018), o processo de eliminação de substâncias pelo organismo é denominado excreção, no qual os agentes tóxicos podem ser excretados por diversas rotas. Logo, na excreção pulmonar, os agentes tóxicos gasosos ou voláteis são excretados pelos pulmões. MESQUITA, H. M.; MESQUITA, C. S. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: UniCesumar, 2018. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Geralmente, gases com baixa solubilidade no sangue possuem maior taxa de excreção pulmonar. Porque II. Quanto maior a solubilidade sanguínea do gás, menor sua velocidade de excreção. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa 5) é a correta.
As compostos gasosos que não conseguem se solubilizar no sangue são poucos e esses demoram um pouco mais a serem excretados.
Isso ocorre pois as vezes são voláteis demais e podem sair dos vasos ou se ligam a proteínas plasmáticas que são poucas e se movimentam de acordo com o movimento do plasma sanguíneo.
Resposta:
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
“I. Geralmente, gases com baixa solubilidade no sangue possuem maior taxa de excreção pulmonar.
VERDADEIRO, vide p. 75 do livro.
“Geralmente, gases com baixa solubilidade no sangue possuem maior taxa de excreção pulmonar.”
Porque
II. Quanto maior a solubilidade sanguínea do gás, menor sua velocidade de excreção.”
VERDADEIRO, vide p. 75 do livro.
“Portanto, quanto maior a solubilidade sanguínea do gás, menor sua velocidade de excreção.”