De acordo com Huzita e Freitas (2019), a Engenharia de Domínio (ED) possibilita que características comuns e variáveis possam ser identificadas e modeladas com base em um processo previamente definido. Os artefatos gerados pela ED (e.g. modelos de domínio, arquiteturas de componentes, casos de uso, dentre outros) podem ser instanciados para uma aplicação específica do domínio. A esta instanciação se dá o nome de Engenharia de Aplicação (EA). A ED provê um conjunto de artefatos “para” reutilização, enquanto que a EA constrói aplicações “com” base na reutilização de artefatos providos pela ED. Além disto, a Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC) (em inglês, component based software engineering) é uma abordagem para desenvolvimento de sistemas de software com base no reuso de componentes.
Tópicos Especiais. Elisa Hatsue Moriya Huzita; Janaína Aparecida de Freitas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Considerando a existência de metodologias de DBC, a seguir analise as afirmações:
I. UML Components possui os seguintes princípios fundamentais: construção de um modelo de domínio do sistema; forte ênfase na abstração e refinamento que representam os relacionamentos essenciais entre os artefatos do sistema; ênfase na especificação de pré-condições, pós-condições e invariantes; especificar procedimentos e diagramas que apoiam o particionamento do sistema, o projeto e a conexão dos componentes; forte articulação do processo de desenvolvimento com conceitos de arquitetura de software, padrões e frameworks; e uso de ciclo de vida rápido, iterativo e incremental.
II. Método Catalysis é uma modificação do Rational Unified Process para atender aspectos de DBC onde são propostas as atividades de especificação, fornecimento e montagem. As adaptações feitas aproveitam técnicas UML, tais como utilização de estereótipos e Object Constraint Language. Ao final, gera-se um conjunto de modelos UML modificados para incluir características DBC.
III. KOBRA objetiva que os componentes de um sistema de software sejam o foco do processo de desenvolvimento, adotando uma estratégia de linha de produtos para a criação, manutenção e implantação de componentes. Utiliza uma visão de componentes que são descritos em uma representação baseada em UML que expressa suas características e relacionamentos. Isto faz com que as atividades de análise e projeto se tornem orientadas a componentes e, também, permite que a estrutura e o comportamento dos sistemas possam ser descritos independente de tecnologia. Utiliza o conceito de framework genérico e reutilizável que é utilizado para instanciar aplicações.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa II - III, apenas.
Explicação:
I - Incorreta - Páginas 126 e 127 do Livro - Correto é Catalysis
II - Incorreta - Página 125 do Livro - Correto é UML
III - Correta - Página 128 do Livro
Livro Tópicos Especiais - Unicesumar
lukaxion27:
essa resposta ficou confusa, na Resposta: Diz que é a II - III, apenas, Na Explicação: Diz que somente a III é a correta.
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 2:
III, apenas.
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás