De acordo com Graça Proença (2012), o Renascimento marca um período histórico de grande desenvolvimento artístico, filosófico e científico. Esse desenvolvimento que ocorreu entre os séculos XIV e XVI marca uma busca intensa pelos conhecimentos greco-romanos, assim como um intenso desenvolvimento que superou a herança da Grécia e de Roma.
PROENÇA, Maria das Graças V. História da Arte. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2012.
Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2018.
Com base nos fragmentos apresentados, analise as afirmações:
I. A arte renascentista possui forte apelo emocional e expressividade nos rostos, representando tristeza.
II.Resgate da estética clássica e composição equilibrada.
III. Michelangelo fazia um profundo estudo da anatomia humana.
IV. A arte dos retratos cai em desuso sendo os temas greco-romanos mais importantes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
A proposição I é verdadeira, pois os renascentistas pretendiam criar uma forma artística bem expressiva, buscando reproduzir fielmente as feições humanas, e entre as expressões que podiam ser demonstradas estava a tristeza, embora nem todos os quadros contassem com personagens de feições tristes.
A proposição II é verdadeira, pois os renascentistas desejavam se afastar do dogmatismos dos medievais e usaram como inspiração os clássicos greco-romanos.
A proposição III é verdadeira e Michelângelo chegou até mesmo a cometer crimes para estudar a anatomia, fazendo exumações e autópsias para estudar a anatomia humana, o que era proibido pela Igreja.
A proposição IV é falsa, pois os retratos continuaram a ser produzidos pelos renascentistas, como podemos ver tanto em A Monalisa, de Leonardo da Vinci, quanto nos retratos dos mestres holandeses (como Bosch e Weyden).
É correta a alternativa 4.