Pedagogia, perguntado por pliciakatiana, 1 ano atrás

De acordo com Goulart (2006), o ato de ensinar permite que as contradições e as semelhanças, bem como as diferenças, se tornem latentes. Nesse sentido, o trabalho com ações pedagógicas devem apresentar condições para que isso aconteça, como o debate e trabalhos que gerem descobertas e a curiosidade nos alunos, vão favorecer e possibilitar a problematização, a aprendizagem crítica e reflexiva.
GOULART, A. M. Oralidade, escrita e letramento. In: CARVALHO, H. R. Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.

Com base no exposto e em seus estudos, analise as afirmativas abaixo, sobre a atuação de profissionais da educação e suas ações no processo educativo:

I. Pedro atua como diretor escolar e busca dinamizar as trocas de professores em seu quadro de colaboradores ao longo do ano letivo, pois acredita que com isso as crianças em fase de alfabetização vivenciam diferentes experiências de aprendizagem.
II. Fernanda atua como professora pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando mediar o conhecimento, atuando como elo entre a criança e o objeto. Cria em sua sala um ambiente alfabetizador, pois acredita que a criança precisa estar imersa em um ambiente letrado.
III. Gisele atua como professora pedagoga na educação infantil e favorece o desenvolvimento das crianças, estimulando a comunicação por meio do desenho. Traz para sala de aula atividades lúdicas de alfabetização, pois acredita que assim seus alunos aprenderão de forma significativa.
IV. Suzi atua como psicopedagoga escolar e ao receber crianças com dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita faz uma avaliação diagnóstica para verificar em qual nível conceitual linguístico a criança está. Seus trabalhos são, na maioria das vezes, utilizando jogos e brincadeiras com a finalidade de levar a criança a aprender de maneira lúdica.

Partindo do relato sobre as ações desses profissionais podemos afirmar que está correto:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
6

Todas estão corretas.

Dentro desse contexto, o processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.

Deste modo, é importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.


vsmidom: Não possui todas as alternativas aqui no questionário
Respondido por joellenevelin13
0

Resposta:

Alternativa 5/E:

I, lll e lV, apenas.

I. Suzi atua como professora em uma sala de segundo ano do Ensino Fundamental. No início do ano, faz uma avaliação diagnóstica para verificar em que nível conceitual linguístico cada criança está. Seus trabalhos são realizados, na maioria das vezes, utilizando jogos e brincadeiras com a finalidade de levar a criança a aprender de maneira lúdica.

III. Gisele atua como professora pedagoga na Educação Infantil e favorece o desenvolvimento das crianças, estimulando a comunicação por meio do desenho. Traz para sala de aula atividades lúdicas de alfabetização, pois acredita que, assim, seus alunos aprenderão de forma significativa.

IV. Kelen atua como professora pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando mediar o conhecimento, atuando como elo entre a criança e o objeto. Cria, em sua sala, um ambiente alfabetizador, pois acredita que a criança precisa estar imersa em um ambiente letrado.

Explicação:

Corrigida pela Unicesumar (Metodologia da Alfabetização)

ESPERO TER AJUDADO... BONS ESTUDOS... :-)

Perguntas interessantes