De acordo com Goulart (2006), o ato de ensinar permite que as contradições e as semelhanças, bem como as diferenças, se tornem latentes. Nesse sentido, o trabalho com ações pedagógicas que apresentem condições pra que isso aconteça, como o debate e trabalhos que gerem descobertas e a curiosidade nos alunos, vão favorecer e possibilitar a problematização, a aprendizagem crítica e reflexiva.
GOULART, A. M. Oralidade, escrita e letramento. In: CARVALHO, H. R. Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
Com base no exposto e em seus estudos, avalie as afirmativas abaixo no que se refere às situações que desfavorecem o processo de alfabetização infantil.
I. Carlos atua como pedagogo escolar e busca dinamizar as trocas de professores em seu quadro de colaboradores ao longo do ano letivo.
II. Laura atua como professora pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando mediar o conhecimento, atuando como elo entre a criança e o objeto.
III. Amanda atua como professora pedagoga na educação infantil e favorece o desenvolvimento das crianças, estimulando a comunicação por meio do desenho.
IV. Fábio atua como pedagogo escolar e, em sua prática, busca improvisar em sala de aula, procurando estimular a criatividade dos alunos por meio de aulas sem planejamento prévio.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
I. Carlos atua como pedagogo escolar e busca dinamizar (incentivar) as trocas de professores em seu quadro de colaboradores ao longo do ano letivo.
IV. Fábio atua como pedagogo escolar e, em sua prática, busca improvisar em sala de aula, procurando estimular a criatividade dos alunos por meio de aulas sem planejamento prévio.
Resposta correta: C
Sim. Apenas I e IV estão corretas.
Amanda utiliza os recursos de maneira adequada já que o desenho facilita as atividades lúdicas. Assim como Laura utiliza os objetos corretamente.
É importante que esses profissionais (das asserções I e IV) busquem entender o funcionamento da instituição bem como a grade de horários, e, a partir disso, organizar sua rotina já com suas funções definidas.
Deste modo, a rotina escolar tende a ser melhor trabalhada quando os profissionais, seja ele o professor ou o pedagogo, analisam a instituição levando em consideração os aspectos culturais, sociais e até mesmo econômicos.
Um bom exemplo são as escolas Estaduais ou Municipais próximas a comunidades, sendo necessária toda uma ótica inclusiva de ensino para que os alunos se estimulem e saiam dessa realidade negativa que os cerca.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/11439315