De acordo com Gatti (2010), é grande a complexidade curricular exigida para o curso de Pedagogia. Conforme orientações da Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, ao concluir o curso, o profissional formado em Pedagogia deverá estar apto à formação de habilidades de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação, de projetos e experiências educativas não escolares; a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares, dentre outras atribuições.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, 2010, p. 1355-1379. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018.
Para a realização de sua atividade Mapa, você deverá realizar uma entrevista com um profissional formado em Pedagogia e registrar as respostas das seguintes questões:
Questões para a entrevista:
1. O que você pensa sobre a profissão “pedagogo”?
2. A duração do curso lhe possibilitou todos os saberes necessários à atuação profissional? Justifique a sua resposta.
3. A formação em Pedagogia atendeu às expectativas profissionais para sua atuação em sala de aula? De que forma?
4. Os conhecimentos adquiridos no curso favoreceram a sua compreensão da realidade escolar? Como?
5. Você consegue articular teoria e prática na ação pedagógica de ensinar? Apresente um exemplo.
6. Para encerrar o seu trabalho, elabore sua conclusão a respeito da necessidade da articulação Teoria e Prática nos cursos de Pedagogia.
Não há necessidade de copiar as questões, apenas enumere-as e coloque as respostas em cada uma. Procure não ultrapassar 10 linhas para cada resposta.
Para realizar a sua atividade, utilize o formulário padrão disponível no material da disciplina. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor mediador.
Soluções para a tarefa
Olá!
Apesar da formação como educador ser de grande importância para a execução do trabalho em sala de aula, apenas o curso de graduação não fornece os aspectos necessários relacionados a prática.
Por isso, os estágios supervisionados durante o desenvolvimento do curso, até a pedagogia acompanhada, após a formação, podem auxiliar o educador a explorar zonas que não se limitam ao campo teórico, auxiliando não só os alunos das instituições em que trabalha, como trazer cooperação para a sociedade fora do espaço escolar.
Assim, as expectativas em sala de aula, se fortalecem devido a pluralidade de cada turma, sendo o ambiente propício para a prática daquilo que foi ensinado ao longo do curso, contribuindo com a instituição em questão.
Até mais!