Sociologia, perguntado por Alinematoos, 1 ano atrás

  De acordo com Galvão Júnior (2009), “O acesso aos serviços de saneamento básico é condição necessária à dignidade da pessoa humana e, particularmente, à sua sobrevivência. A participação do indivíduo na atividade econômica e social depende de uma vida saudável. Para tanto, é fundamental o acesso ao saneamento básico, assim como à moradia, à saúde e à educação”.  Um dos princípios da Lei nº. 11.445/2007 é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequado do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.       Analise as informações apresentadas e elabore um parágrafo argumentativo coerente, posicionando-se com relação àuniversalização do acesso aos serviços de saneamento básico no Brasil.   

Soluções para a tarefa

Respondido por victoriagutmann
39
Como apontado por Galvão Júnior, o saneamento básico é extremamente importante para os indivíduos, pois ele proporciona qualidade de vida e saúde. E com qualidade de vida e saúde é possível exercer a plena cidadania. Porém, nota-se que mesmo previsto em lei, o saneamento básico não chega à todas as famílias brasileiras. De acordo com pesquisas recentes, o Brasil tem 34,8 milhões de pessoas sem coleta de esgoto (fonte:estadão). É um número muito alto, que preocupa e deve ser revertido, para, assim, todos exercerem sua cidadania com o mínimo de dignidade possível.

gustavopedracoli: Como sabemos o saneamento básico é um direito essencial de todo cidadão garantido na Constituição do Brasil, mas se formos analisar na realidade, existia um déficit de 40,9% na rede coletora de esgotos em 2009, apesar de vivermos em um pais com o 10º maior PIB do mundo, nosso IDH está apenas na 70ª posição no ranking mundial. Para atingirmos a universalização do saneamento, promovendo água potável e ligação da rede de esgoto em todos os domicílios do pais, seria preciso mais que dobrar os invest
gustavopedracoli: investimentos de R$ 270 bilhões, se considerarmos os valores do PAC, destinados ao saneamento básico entre os anos de 2007 a 2010, de 40 bilhões, então precisaríamos de menos sete PAC para garantir a universalização, o que está longe de se concretizar. Analisando os dados obtidos pela última Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar, feita pelo IBGE, claramente vemos que o saneamento foi deixado ‘de lado’ pelo governo, hoje a população conta com mais acesso a tecnologia que um saneamento básico
gustavopedracoli: básico de qualidade, vivendo nesta realidade cabe a sociedade como um todo exigir seus direitos, cobrar e acompanhar os investimentos em saneamento básico em todo pais, só assim essa realidade irá mudar.
Perguntas interessantes