De acordo com Freitas (2002), a luta dos educadores a partir do final da década de 1970 e início de 1980, no quadro do movimento mais geral da democratização da sociedade, trouxe contribuições importantes para a educação e para a forma de olhar a escola e o trabalho pedagógico, ao colocar em evidência as relações de determinação existente entre educação e sociedade e a estreita vinculação entre a forma de organização da sociedade, os objetivos da educação e a forma como a escola se organiza.
FREITAS, H. C. L. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Ver. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002.
Com base no exposto, analise as questões educacionais do referido período apontando as relações existentes entre a concepção de educação e o desenvolvimento da sociedade que vigoravam nas décadas de 1970 e 1980. E hoje, quais são os objetivos da educação? Como a escola está organizada para atender as necessidades da sociedade atual?
Soluções para a tarefa
Olá!
Durante a década de 70 e 80, era estabelecido um padrão mais rigoroso de ensino, porém, estava adepto as concepções tradicionalistas, essas que acabavam introduzindo os alunos em um sistema educacional em que o professor é o único pilar de conhecimento, utilizando da memorização para aprender determinados conhecimentos.
Nos dias de hoje, a preocupação da educação está no ato de inclusão, bem, nossa sociedade evoluiu e entramos em um período em que a globalização já está instaurada há quase duas décadas e com isso a internet e as novas tecnologias se consolidaram, trazendo assim uma maior conexão entre o aluno e a modernidade, sendo uma das preocupação do campo educacional, de incluir os alunos nessas novidades enquanto trabalham como facilitadores do conhecimento.
Até mais!