ENEM, perguntado por kauanogueira2603, 6 meses atrás

De acordo com Figueiredo (1999), os parágrafos dividem uma sequência de informações ou pensamentos e têm por finalidade facilitar a compreensão e a leitura do texto. Além disso, os parágrafos precisam estar coesos e coerentes entre si para que o texto constitua um todo completo de sentido. FIGUEIREDO, L. C. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999. Os parágrafos abaixo constituem uma explicação teórica sobre os gêneros textuais, porém estão fora da sequência correta. Assim, considerando as informações apresentadas, reordene os parágragos de modo a fazer com que estes venham a integrar um texto coerente e coeso​.

Soluções para a tarefa

Respondido por lilax0521
1

Resposta:

Sequencia correta ; IV, II , V , I , III

Explicação:

IV. A partir dos anos 80, a informática vai, cada vez mais, se entrelaçando às telecomunicações, editoração, cinema e televisão, até que surgissem grandes redes de computadores  que se tornariam, na sequência, o que  conhecemos  hoje como  internet.

II. Esse novo “ambiente” favoreceu muito novas formas de mensagens, além do surgimento do conceito de interatividade. Nasce, assim, o ciberespaço, um “novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento” (LÉVY, 1999, p.32.

V. A palavra ciberespaço apareceu pela primeira vez no romance de ficção científica Neuromante , de William Gibson, publicado em 1984. Na obra, o termo designa “o universo das redes digitais, descrito como cam pode batalha entre as multinacionais, palco de conflitos mundiais, nova fronteira econômica e cultural” (LÉVY,1999, p. 94). Lévy, entretanto, em sua obra sobre cibercultura , define o ciberespaço como “o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”(LÉVY, 1999, p. 94), o qual, para o pensador, “tem a vocação de colocar em sinergia e interfacear todos os dispositivos de criação de informação, de gravação, de comunicação e de simulação” (LÉVY, 1999, p. 95)

I. Dizendo de outro modo, o ciberespaço passaria, cada vez mais, a ser mais um dos “espaços sociais” por onde a humanidade circula, lugar esse que oferece suas próprias e particulares experiências, formas de comunicação, enfim, toda uma atuação diferente da atuação no “mundo real”, como se o ciberespaço fosse uma  espécie  de  “mundo  paralelo ”.

III. Nesse “mundo paralelo”, nós não nos comunicamos a partir dos mesmos meios que no “mundo real”, não usamos cartas, livros, atas, não deixamos bilhetes na geladeira. Em suma, os gêneros usados no “mundo paralelo”, ainda que por vezes equivalham aos usados no “mundo real”, são gêneros diferentes.

Perguntas interessantes