De acordo com Faé (2009, p. 5), é preciso: "Propor a clareza dos objetivos, e questões metodológicas envolventes e significativas para desenvolver os temas e conteúdos planejados. É necessário articular as escalas em todas as dimensões, podendo trabalhar o local, mas realizando as inter-relações, nas questões sociais, na localização, organização e a representação dos espaços geográficos".
FAÉ, M. O ensino de geografia na perspectiva da inserção dos deficientes visuais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA (ENPEG), 10., 2009, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Disponível em: . Acesso em: 24/10/2016.
Considerando o excerto apresentado acima e o conceito de círculos concêntricos apresentado no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Apesar do ensino ter como cerne o trabalho a partir do "eu" e da família, é um foco que requer cuidado, uma vez que facilita interpretações antropocêntricas, em que tudo passa a acontecer ao redor desse "eu". É preciso refletir que não há nenhum impedimento de se partir do "eu", o problema está na fragmentação dos espaços que não devem ser considerados de forma isolada, ou seja, como se todas as perguntas fossem respondidas de maneira naquele e por aquele lugar. Com isso, utilizar dos círculos concêntricos não gera uma discussão profunda sobre a leitura do espaço.
Porque:
II. O educador da disciplina de Geografia, no momento da elaboração de sua metodologia para a transmissão do conhecimento, é fundamental que considere o contexto em que o estudante está inserido, que o professor perceba o movimento, o cotidiano da vida desses alunos e como estes se expressam individualmente e em grupo, permitindo uma reflexão sobre o espaço que os próprios estudantes constroem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Não entendi nada mano li bastante me explica mais sobre isso !!!!
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Técnica,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás