De acordo com esse texto, a perseguição policial às práticas culturais afro-brasileiras foi uma A) ação desenvolvida por capoeiristas descontentes. B) atitude dos senhores de escravos com os cativos. C) característica típica dos conceitos republicanos. D) forma jurídica de exclusão social ao povo negro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com esse texto, a perseguição policial às práticas culturais afro-brasileiras foi uma
A) ação desenvolvida por capoeiristas descontentes.
B) atitude dos senhores de escravos com os cativos
C) característica típica dos conceitos republicanos.
D) forma jurídica de exclusão social ao povo negro.
Explicação:
RESPOSTA LETRA (C)
De acordo com esse texto, a perseguição policial às práticas culturais afro-brasileiras é uma característica típica dos conceitos republicanos. Alternativa C.
Este é o texto em estudo:
A capoeira na história
A partir de 1890, quando a capoeira foi criminalizada, através do artigo 402 do Código Penal como atividade proibida (com pena que poderia levar de dois a seis meses de reclusão), a repressão policial abateu-se duramente sobre seus praticantes. Os capoeiristas eram considerados por muitos como "mendigos ou vagabundos". Outras práticas afro-brasileiras, como o samba e os candomblés, foram igualmente perseguidas
Como a imposição cultural era uma prática dos lusitanos, todas as manifestações culturais advindas de sociedades consideradas inferiores como os africanos ou indígenas, deveria ser reprimida, como meio estético, e também para garantir ordem e obediência na colônia portuguesa.
Vemos, portanto, que quando a capoeira começa a se espalhar pelo território nacional, se dá início também a criminalização de suas práticas, e de outras manifestações afro-descendentes.
Em nenhum se desejou conviver com tais práticas, pois o negro, mesmo com a abolição da escravatura em 1888, continuou visto como inferior, não é coincidência que tempos após suas práticas se tornassem crimes.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/25362154
Bons estudos!