Sociologia, perguntado por felipeniepcui, 10 meses atrás

-De acordo com Émile Durkheim, o fato social não se caracteriza por a) ser considerado um fenômeno inerente às representações (ideias) individuais. b) ser uma totalidade das relações das quais o indivíduo é apenas um dos elementos. c) condicionar a personalidade individual. d) exercer um poder coercitivo sobre os indivíduos. e) ser considerado como coisas exteriores, desligadas dos indivíduos conscientes

Soluções para a tarefa

Respondido por djgustavogames
27

Resposta:

a) Ser considerado um fenômeno inerente as representações (ideias) individuais;

Respondido por AnthonioJorge
15

Fato social, segundo o sociólogo Émile Durkheim, não se caracteriza por ser considerado um fenômeno inerente às representações individuais. Logo, a alternativa A é a correta.

Fato Social, para Durkheim, tem como característica a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.  Para Émile Durkheim, o objeto típico da sociologia são os “fatos sociais”, que consistem em

  • “modos de agir, pensar e sentir exteriores ao individuo e dotados de poder de coerção em virtude do qual se impõem."

Consequentemente, não podem se confundidos com os fenômenos orgânicos, porque consistem em representações e em ações, nem com os fenômenos psíquicos, que não têm outra existência senão a que experimentam na consciência individual e por meio dela.

São, portanto, irredutíveis à vida biológica e, não tendo o individuo como substrato, têm como base a sociedade: o fato social exerce uma coerção sobre o individuo a partir do exterior, seja mediante sanções, seja mediante resistência que ele opõe às tentações individuais de modificação de uma instituição, crença, ou uso qualquer.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2284414

Anexos:
Perguntas interessantes