De acordo com Durkheim, a anomia é um fenômeno característico das sociedades:
A) ( ) nas quais predomina a solidariedade social baseada nas semelhanças entre indivíduos.
B) ( ) nas quais se verifica um alto grau de integração social entre seus membros.
C) ( ) que apresentam homogeneidade devido à pequena diferenciação social entre os indivíduos.
D) ( ) que sofrem com a desintegração das normas sociais que ligam o indivíduo ao grupo.
4. No Capitalismo há, de acordo com vários pensadores dos problemas sociais, uma grande desigualdade social. Existem grupos que possuem muitos bens e outros que se veem em situação de abandono, com poucos recursos para sobreviver. Em praticamente todos os países capitalistas há um elemento constante que marca a desigualdade entre os grupos sociais e o desequilíbrio social. Esse processo é demonstrado por:
A) ( ) um avanço na qualidade das ocupações. B) ( ) um crescimento industrial equalizado.
C) ( ) uma presença constante do desemprego. D) ( ) uma utilização de qualquer tipo de mão de obra.
5. A desigualdade social no Brasil vem sendo reduzida nas duas últimas décadas, embora o Brasil continue a apresentar um alto grau de desigualdade, principalmente se comparado aos países considerados mais desenvolvidos.
A desigualdade social no Brasil é favorecida:
A) ( ) pela estagnação da economia brasileira.
B) ( ) pela inexistência de políticas sociais nas últimas décadas.
C) ( ) pelo baixo grau de escolaridade da população.
D) ( ) pelo nível crescente de desemprego no país.
6. O Brasil registrou a criação de 140.560 empregos formais em julho de 2011, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O número ficou abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior, quando foram criadas 181.796 vagas com carteira assinada. De acordo com o resultado, no mês de julho, foram contratados 1,69 milhão de trabalhadores e demitidos 1,5 milhão – os dois dados são os maiores já registrados para o período na comparação com anos anteriores.
Os dados do CAGED relacionam-se às questões do capitalismo contemporâneo, que estão melhor indicadas em:
A) ( ) Países com economias consolidadas, como Estados Unidos, Espanha e Portugal têm um índice de desemprego sempre menor que os demais.
B) ( ) Países como o Brasil, que têm economia em expansão, apresentam desemprego baixo ou moderado, devido ao crescimento econômico constante.
C) ( ) Países em desenvolvimento, como o Brasil, apresentam um índice de desemprego sempre maior que as economias capitalistas mais tradicionais.
D) ( ) Países subdesenvolvidos, como os africanos, têm sempre um índice de desemprego inferior, porque estão recebendo forte investimento internacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta incorreta é a letra “d”. A solidariedade mecânica estava inserida na realidade das sociedades tradicionais, anteriores à modernidade, em que o consciente coletivo restringia as ações do indivíduo, que pautava suas decisões em favor das suas ações com as do seu mundo social. Isso resultava em uma coesão social muito mais forte e ao mesmo tempo em um policiamento muito mais rigoroso em relação ao comportamento do indivíduo, impossibilitando o desenvolvimento de personalidades de caráter individual, o que seria o ponto de diferenciação entre as organizações modernas e as tradicionais.
Resposta - Questão 2
A alternativa “b” está correta. As sociedades tradicionais, segundo o autor, estavam estruturadas em torno de um agrupamento de valores que seriam comuns a todos aqueles que faziam parte do grupo. É importante, portanto, entendermos que o conceito de solidariedade no trabalho de Durkheim faz alusão à existência de uma consciência coletiva, um conjunto de valores, noções morais, ideias e costumes que são compartilhados entre os sujeitos de um grupo.
Resposta - Questão 3
A resposta correta está na letra “d”. O início da Revolução Industrial marcou, para Durkheim, a transição das sociedades tradicionais para as sociedades modernas. Consequentemente, marcou também o período de transição entre os tipos de solidariedades sociais.
Resposta - Questão 4
A resposta correta é a letra “a”. Durkheim argumentou que a nova lógica econômica industrial, a explosão demográfica e a crescente especialização do trabalho foram os grandes responsáveis pela transição entre as sociedades tradicionais e as sociedades modernas.
Explicação:
espero ter ajudado vc pode marca a melhor resposta por favor:)